5 motivos que levam o empreendedor ao fracasso

Você é empreendedor? Leia agora este texto com 5 dicas para você não fracassar com sua Startup.

No universo empresarial não há receita de bolo ou fórmula mágica para um negócio dar certo, no entanto é possível maximizar resultados e minimizar risco de uma provável de falência.

Os primeiros e mais turbulentos anos do negócio apontam a capacidade empreendedora do gestor, a logística operacional e as habilidades gerenciais como fatores primordiais para o sucesso. O desconhecimento de finanças é um erro comum, assim como desconhecer o mercado atrapalha o desempenho do negócio.

Confira agora, 5 erros comuns cometidos pelos empreendedores e gestores.

como não fracassar no seu negocio


Empreendedor lamentando o fracasso

 

  1. Não enxergar a longo prazo

    Planejamento é essencial para uma empresa. Saber administrar os movimentos naturais do negócio ajuda a manter a operação saudável. Os empreendedores não sabem conciliar visão de longo prazo com metas concretas de curtíssimo prazo.

  2. Não ter controle financeiro

    Além de desconhecer boa parte dos conceitos de finanças indispensáveis para tocar um negócio, faltam controles financeiros. Diferenciar planilhas de contas a pagar e a receber e fluxo de caixa de controles financeiros é algo impensável para um empreendedor.

    O controle financeiro deve incluir ainda indicadores de controladoria, que estuda o passado da empresa e mira os resultados que já foram produzidos, como o balanço patrimonial, e planejamento, como o orçamento empresarial do ano.

  3. Perder o senso de realidade

    Uma das principais características dos empreendedores é o otimismo. Acreditar que sua ideia vai dar certo e arriscar-se são atitudes que costumam levar à abertura de uma empresa.

    O problema é quando isso extrapola a realidade. É preciso ter um autodomínio para não criar uma fantasia e falar para o consumidor o que não pode entregar.

  4. Confundir CPF e CNPJ

    Uma razão clássica para o fracasso é misturar as contas da empresa e as despesas pessoais. Nas pequenas e médias empresas, confunde-se o CPF com o CNPJ e as despesas pessoais do proprietário são pagas com o dinheiro da empresa.

  5. Buscar o produto perfeito

    Muitos empreendedores passam um longo tempo planejando um negócio antes de oficializar a abertura, isso é necessário mas há de se tomar cuidado pois pode ser o primeiro sinal de fracasso. A busca da perfeição muitas vezes frustra o empreendimento, gastam muitos recursos financeiros e desmotiva o gestor.

 

Consultor Rutney César de Resende

 

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Contato

Obrigado! entraremos em contato o mais breve possível.

Enviando

Outros Projetos: Alyve Coaching - Dressit - e-Consultar - Last Wish

© 2017 Todos os direitos reservados - FCJ Participações S.A e FCJ Corporation

branco  
[google-translator]

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?