8 coisas que você deve considerar antes de contratar uma solução ERP

Antes de contratar uma solução ERP, é preciso considerar algumas premissas para que o seu investimento seja melhor empenhado. Confira agora 8 coisas que você deve considerar ante de contratar uma solução ERP.

Que o ERP – Enterprise Resource Planning é um ótimo investimento para garantir a agilidade e integração de todos os processos de uma empresa todo mundo já sabe. Mas quais os critérios para a contratação de uma ferramenta eficiente?

8 coisas que você deve considerar antes de contratar uma solução ERP

O ERP propõe mais eficiência e produtividade, maior controle de dados, segurança das informações, fundamentação para a tomada de decisões, redução de custos, entre outras razões para a sua contratação. Apesar do ótimo custo-benefício que geralmente é oferecido, o  pode sair caro ao escolher uma ferramenta que não seja tão adequada ao formato da sua empresa.

Considerando os fatores internos e externos no negócio, sugerimos 8 dicas para a compra eficiente do ERP, para qualquer tipo de empresa. Confira:

1. Quais são os desafios a superar e quais os resultados esperados?

Desafios e metas são o ponto de partida da escolha do ERP mais adequado à sua empresa. É preciso ter foco que o ERP traga à empresa retornos do investimento feito. E isso deve ocorrer em médio, curto e longo prazos. Entenda, antes de contratar, quais os obstáculos, contingências e resultados esperados para os seus processos, e veja como a solução pode transpor estes desafios, oferecendo mais recursos e ferramentas para cada unidade produtiva.

2. Opte por soluções modulares e personalizáveis

Para atender exatamente o que você possui em sua empresa, uma boa ideia é que o ERP seja modular e customizável. Assim, você poderar contratar apenas os módulos necessários, sendo estes totalmente integrados, podendo adquirir outros módulos conforme a sua empresa cresce. É um diferencial para as PMEs. A empresa deve fornecer consultoria de análise da sua necessidade e formar de customizar a ferramenta, para o seu melhor aproveitamento.

3. Avalie o momento atual da empresa

Além de atender às demandas atuais do negócio, o software precisa ter dimensão do futuro e do planejamento da empresa. A implantação pode levar um bom tempo, e isso também precisa ser considerado. As mudanças estruturais e organizacionais, bem como a adaptação do pessoal, devem ser consideradas no planejamento de implantação. Do contrário, o processo pode se arrastar e oferecer lacunas caras de serem supridas posteriormente.

4. Reveja as suas áreas e os seus processos

Antes de contratar uma solução ERP, é preciso rever todos os seus processos. Isso porque um sistema de gestão não funciona sozinho – é precisa integrar operações que são realizadas por pessoas de diferentes áreas. Muitas vezes, é preciso rever processos que podem ser eliminados ou unidos em uma só área.

5. Pessoas capazes

Em termos de recursos humanos, há duas coisas a se ressaltar: 1) a empresa contratada para a implantação do software ERP precisa ter especialistas nas mais variadas situações de TI, um suporte que dê as respostas certas no tempo mais adequado e consultores que oriente a melhor solução e customização; 2) a sua empresa precisa ter pessoas que conheçam e sejam capazes de tirar o melhor projeto da ferramenta ERP – e para isso, é preciso capacitá-las. A melhor solução ERP é aquela feita por pessoas especializadas para pessoas que possuem necessidade de aprender sobre o recurso de forma rápida e eficaz.

6. Infraestrutura adequada

Antes de comprar a sua solução ERP, é preciso saber se possui a infraestrutura necessária para implantá-la: hardware (máquinas, servidor, processadores, etc.), rede (internet) e softwteare (sistema operacional, banco de dados, dentre outros), etc. Além de influenciar na sua decisão, estas informações podem impactar no orçamento. Um  Erp em Nuvem necessita apenas de um computador com acesso a internet, é um grande diferencial para redução de custos.

7. Prazo para concluir o projeto

Um projeto precisa ter data de início e fim antes de ser contratado, e isso precisa ser definido com a empresa. Ter um cronograma de implantação dá mais transparência entre o cliente e a empresa de ERP, garantindo as melhores condições para adaptar a estrutura e a equipe.

8. Orçamento

Apesar de muitas soluções ERP terem um ótimo custo-benefício, é preciso ter uma estimativa de orçamento ao contratar este recurso. Assim como qualquer outra compra que a sua empresa faz, o ERP precisa constar no seu planejamento financeiro. Faça um orçamento prévio a partir daquilo que precisa antes do processo de implantação – considerando treinamento, compra de versões, infraestrutura prévia e tudo mais.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Contato

Obrigado! entraremos em contato o mais breve possível.

Enviando

Outros Projetos: Alyve Coaching - Dressit - e-Consultar - Last Wish

© 2017 Todos os direitos reservados - FCJ Participações S.A e FCJ Corporation

branco  
[google-translator]

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?